1. INTRODUÇÃO
Este manual apresenta as funcionalidades do Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que é hoje um dos mais bem sucedidos Ambientes Virtuais de Aprendizagem do mercado.
Moodle e seu funcionamento
O Moodle é dotado de uma interface simples, seguindo uma linha de portal. As páginas dos cursos são divididas em três ou duas colunas, além de menus na parte superior que podem ser personalizadas pelo professor/tutor, inserindo elementos em formato de caixas/blocos como Barra de Progresso dentre outros. Estas caixas/blocos são dispostas nas colunas à direita e à esquerda da tela, podendo ser deslocadas de um lado para o outro pelo professor.
Na coluna central possui um conjunto de caixas que podem representar a sequência das aulas por meio de uma lista de tópicos numerados ou datados semanalmente ou, se preferir, criar áreas para agrupar conteúdos ou atividades semelhantes.
Por exemplo, poderia ser criada uma área de convivência, para o registro de notícias relacionadas ao curso, para disponibilizar textos e imagens relativos à temática em foco. Também poderiam ser realizadas atividades como um bate papo livre e um fórum para discussão geral, um questionário educativo e até mesmo a inserção de textos online, conforme apresentado na Figura 1.
Figura 1: Tela Inicial de um curso
O Moodle possui diversas ferramentas com o intuito de facilitar e melhorar o ensino/aprendizado de professores/tutores e alunos.
Essas ferramentas inicialmente podem ser divididas em quatro categorias, Barras de Atalhos, Blocos, Recursos e Atividades e essas categorias são subdivididas neste manual que são apresentadas algumas conforme os links no sumário a direita.
Observação: Ao longo das explicações das ferramentas listadas, você vai perceber que há diversas ligações entre as mesmas, no sentido de uma determinada funcionalidade de uma ferramenta ser acessada em outra.